Contos dos irmãos Grimm (tudo sobre)

Acho que finalmente achei uma matéria perfeita para o blog; os contos dos irmãos Grimm. Eles realmente são uma fonte de inspiração pra todo mundo, principalmente pra mim, porque sem eles quase nenhum conto de fadas teria existido :3 Acho eles tão... mágicos >o<

No ano retrasado, eu e a minha amiga achamos mini-livros usados sobre os contos dos Grimm por 1 real cada um, então compramos os três volumes cada uma uma de nós. Na época eu não fazia a mínima ideia do que era isso, achávamos até mesmo que era macumba. Então, na viagem, peguei um e comecei a ler, e vi que eram contos. A maioria eu não conhecia, mas a linguagem era antiga e clássica, fora isso, não me lembro muito bem, mas era bem antigo, tão antigo que era mofado. Não sei a sua origem, porque compramos na feira de livros da escola, e nunca mais vimos a mesma vendedora (essa feira ocorre 2 dias a cada ano), então continuou um mistério. Eu não sei onde eles estão hoje, provavelmente ainda estão comigo ou foram jogados fora (pela a minha mãe, claro). 
     
Imagens idênticas dos livros que comprei por apenas R$ 1.00, sendo que vale 30.

Enfim, esses irmãos,  Jacob (04/01/1785 – 20/09/1863) e Wilhelm (24/02/1786 – 16/12/1859) foram responsáveis por escrever a maioria dos contos de fadas de conhecemos hoje. Os contos são típicos do século e as ilustrações e detalhes são de origem alemã baseados em antigas lendas que eram comuns na Europa, já que ambos nasceram na então cidadezinha de Hanau, no Grão-ducado de Hesse, atual estado de Hesse, Alemanha.

Um dos meus contos favoritos dos Grimm, foi a da Bela Adormecida (conto aqui.). Esse filme já ganhou adaptação da Disney em 1959 e novamente em 2014 será lançado o filme Malévola, onde conta a história da Bela Adormecida, só que no ponto de vista de sua vilã.

Ilustração do conto Cinderella
Outro filme que também ganhou duas adaptações da Disney, foi A Gata Borralheira, mais conhecida como Cinderella (conto aqui.). A primeira adaptação foi em 1950 e a segunda está prestes a vir em 2015, onde o filme vai ganhar atores e uma melhor produção, como Malévola. Em Ever After High possui a presença da sua "suposta filha", chamada Ashlynn Ella, que passou a amar sapatos.


Rapunzel e Branca de Neve também ganharam várias adaptações. Na Disney, Rapunzel teve a sua participação em Enrolados em 2011 e da Mattel, em Barbie Rapunzel e suas filhas gêmias Holly e Poppy O'Hair em Ever After High (conto aqui.). Branca de Neve teve adaptações na Disney em 1937 (sendo a primeira princesa Disney) e em outros filmes como Espelho, Espelho Meu e Branca de Neve e o Caçador. Assim como Rapunzel e Cinderella, Branca de Neve possui sua filha em Ever After High também, chamada Apple White, e sua madrasta também tem uma filha, chamada Raven Queen, então tecnicamente Raven seria tia de Apple (conto aqui.).

Claro que, para ocorrerem sempre finas felizes ouve várias adaptações, como a da Rapunzel, os Grimm adaptaram para crianças, mas na história real, ela se chama Persinette.
Rapunzel
Ilustração do conto Persinette

No conto dos irmãos Grimm, Rapunzel gostava muito de cantar, e um dia, um príncipe que passava por ali a ouve cantar. Ele se apaixona instantaneamente por ela e passa a voltar ali todos os dias pra ouvi-la cantar. Um dia ele descobre como a bruxa faz para subir e espera ela sair para pedir que Rapunzel jogue suas tranças. Quando chega lá em cima, pede Rapunzel em casamento e ela aceita. Ele passa a visitá-la todos os dias, trazendo seda, para que Rapunzel tecesse uma escada. O problema é que um tempo depois, Rapunzel engravida, naturalmente. E aí Rapunzel comete o erro tolo: ao invés de perceber logo que estava grávida e ficar de bico calado perto da bruxa, ela pergunta-a porque seu vestido está ficando apertado na região de sua barriga. Além disso, também faz comentários distraídos sobre como era mais fácil levantar o príncipe do que a bruxa. Pronto, a confusão já está armada: a bruxa descobre o que estava acontecendo, corta os cabelos de Rapunzel e faz um feitiço para que ela fique vagando sozinha e errante pelo deserto. Usa os cabelos de Rapunzel para subir o príncipe e o joga de cima da janela, fazendo ele cair em cima de um espinheiro e perdendo totalmente a visão. Um dia, o príncipe ouve o canto de Rapunzel novamente e vai ao encontro dela, que já tem filhos gêmeos. Ela chora ao reencontrá-lo e suas lágrimas curam a cegueira do rapaz, que vive feliz para sempre com ela. O que tem de semelhante ao filme da Disney são apenas as lágrimas.
Ilustração do conto Branca de Neve

Os Grimm  pegam muitas ideias de outros autores e transformam em melhor, em contos melhores adaptados e melhores de entender, mas eles mudam tanta coisa que achamos que eles realmente inventaram tudo.
Em Branca de Neve, no filme da Disney, a madrasta da Branca de Neve pede que o caçador traga o coração de Branca para ela em uma caixa. No original, entretanto, além do coração, ela pede que ele leve também vários outros órgãos vitais do corpo, como pulmões, rins, fígado etc. E não se engane: a bruxa não quer fazer feitiços ou nada do tipo, ela quer mesmo é comer tudo isso. Não existe o beijo de amor verdadeiro, o príncipe apenas ó coloca ela no lombo de seu cavalo, e o sacolejar faz com que o pedaço de maçã entalado se solte, e ela respire. A madrasta, no conto original, como punição ao que ela fez com Branca De Neve até ali, obriga-a a dançar até a morte calçando sapatos de ferro em brasa.
Antigamente,  nessas minas, normalmente quem trabalhavam eram crianças, por conseguirem passar melhor pelos acessos apertados e túneis estreitos. Entretanto, elas ficavam muito estranhas e subnutridas, já que trabalhavam muito e as reações químicas que elas realizavam pra separar os metais e pedras preciosos das paredes das minas na época eram altamente tóxicas. Por isso, elas eram esquisitas, tortas, e bem parecidas com anões.
Logo da série
Existe também até uma série chamada Grimm, onde os capítulos são baseados nos contos assustadores dos irmãos.
"Grimm conta a história de Nick Burkhardt, um detetive de homicídios que tem sua vida transformada ao descobrir que é descendente de uma sociedade secreta, conhecida como Grimm. Sua missão, assim como a de seus antepassados, é manter o equilíbrio entre a vida real e a mitologia. Essa ligação com o mundo das fábulas oferece alguns perigos ao detetive e seus entes mais próximos, em especial sua noiva Juliette Silverton e seu parceiro de trabalho Hank Griffin. Porém, quanto mais Burkhardt tenta se afastar, mais se aproxima de suas raízes e inimigos do passado. Com a ajuda de Monroe, um Blutbad renovado e seu confidente, ele terá de lutar contra estranhas criaturas, conhecidas como Wesen, que o perseguem e fazem mal às pessoas do mundo real. Depois de alguns episódios, além de Monroe, Nick também conta com a ajuda de Rosalee, uma Fuchsbau especialista em elementos do mundo Wesen."
Eu já assisti alguns episódios, mas nunca cheguei a acompanhar a série. Nos quais eu assistir, existem muitas criaturas mitológicas disfarçadas de humanos com a função de ensinar que cada um de nós 'tem' um animal dentro de si.

Ainda sem sair do assuntos de séries, em 2005 lançaram um filme com os principais atores; Matt Damon, que faz o papel do Wilhelm e Heath Ledger, que faz o papel do Jacob. Confia o trailer e a sinopse:

Wilhelm (Matt Damon) e Jacob (Heath Ledger) são dois irmãos famosos pelos seus contos de fada, recheados de personagens mágicos. Eles percorrem a Europa comandada por Napoleão Bonaparte enfrentando monstros e demônios falsos em troca de dinheiro rápido. Porém, quando as autoridades francesas descobrem o plano deles, os coloca para enfrentar uma maldição real em uma floresta encantada, na qual jovens donzelas desaparecem misteriosamente.


Na minha opinião, eu achei o trailer bem curioso, mas acho difícil de achar para alugar ou assistir >o< 

7 comentários:

  1. Que grande coincidência! Hoje mesmo eu e uma amiga minha estávamos falando sobre isso (na aula de educação física... já que não participamos ~lado bom do 3º ano). Na verdade estávamos falando das histórias macabras contadas antes dos Irmãos Grimm e sobre as história sempre terem uma moral (exceto algumas que não encontramos moral, como Rapunzel e Cinderela, seilá, não vejo nada que ensine nessas histórias, se souber avise ^--^) Bom chega de papinho de escola... Adorei essa postagem, não conhecia a maioria das histórias, vou ler tudo *--*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heuahue também não curto muito educação física, mas admito que gosto de alguns jogos apenas^^ Pois é, existe varias histórias, ou melhor, lendas que muitos europeus contavam para o povo que eram realmente apavorantes, mas os Grimm deram um jeito de adaptar tudo isso para todas as idades :3 Da Rapunzel, os pais dela são mendigos e a garota é dada para uma bruxa como pagamento de uma dívida, e sem moral por causa dos Felizes Para Sempre (as lágrimas curam a cegueira do rapaz); e da Cinderela, na história verdadeira as irmãs dela cortam pedaços de seus pés para o sapato servir e o castigo delas é ficar com sapatos de ferro na brasa quente enquanto pássaros bicam seus olhos até ficarem cegas (extremamente assustador e sem moral, apenas pavor) ;-; Mas enfim, obrigada^^ Fico feliz por ter gostado :3

      Excluir
  2. Oi,gostei da postagem,é legal!
    Rocky você poderia me ajudar é que eu estou tentando colocar aquele botão chamado 'Topo'
    Mas eu não consigo,e os tutorias não estão me ajudando,você pode me ajudar,
    só para colocar a imagem onde tem que colocar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.babado-monsterhigh.com/p/sobre-mim.html
      No link tem o tutorial, e pra pegar o link da imagem é só clicar com o botão direito em cima da imagem e depois em "Copiar URL da imagem" e apagar "LINK DA IMAGEM' e substituir por a URL :3

      Excluir
  3. "...Achávamos até que era macumba..." kkkkkkkkkk.
    Bem,pelo menos você não falou de Cinderella,que na parte que li (na internet) que lia-se "as duas irmãs mutilavam os pés,para o sapato couber" ou coisa do tipo,já parei de ler.São realmente assustadores,principalmente a madrasta de Branca de Neve ser canibal,que pelo menos,em EAH eles usam a versão Disney mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heauahue :3 Pois é, é horrível como uma parte do conto fica no final feliz e a outra fica totalmente assustador >o< As irmãs da Cinderella também recebem o castigo, que é ficar com sapatos de ferro na brasa quente enquanto pássaros bicam seus olhos até ficarem cegas ;-;

      Excluir

"Com as luzes apagadas, é menos perigoso"
Regras antes de comentar:
-Seja você mesmo
-Se amanhã termina, que seja hoje
-Lembre-se, ria de quem é igual e deixe eles rirem de você por você ser diferente
-Use o desodorante Teen Spirit
Agora que já leu tudo, fale agora ou cale-se para sempre